São tantos, que muitas pessoas não sabem para que servem cada um. Muitas até compram para ter, mas acabam deixando-os de lado por não saber suas utilidades. Poise, isso acontecia comigo antes, eu não sabia o porque de tantooos pincéis se temos apenas um rosto, com duas pálpebras, duas maçãs e uma boca. Mas é, existem muitos e todos eles tem suas devidas funções e é isso que vou esclarecer aqui!
Os pincéis essenciais são os de pó, blush e sombra, os outros vão
sendo adquiridos aos poucos.
Pincel para base: Tem formato chato e fino, com pontas retas ou levemente arredondadas. Serve para aplicar e espalhar a base uniformemente em todas as áreas do rosto.
Pincel para corretivo: É menor do que o pincel de base, mais fino e achatado. Tem cerdas mais firmes, em formato mais quadradinho ou um pouco pontiagudo. Serve para aplicar o corretivo em pequenas áreas do rosto com bastante precisão e dar um acabamento bem natural.
Pincel para pó: É o maior pincel de todos, redondo e com muitos pelos. Seu tamanho ajuda a espalhar o pó mais uniformemente no rosto, com menos passadas.
Pincel para blush: Existem dois tipos, o de cerdas arredondadas é para aplicar nas bochechas, o mais chanfrado é para demarcar as maçãs do rosto ou para fazer contornos.
Pincel Duo Fiber: É uma combinação de cerdas naturais com sintéticas de tamanhos irregulares, isso faz com que o resultado seja diferente e mais natural. Pode ser utilizado para aplicação de base líquida, pó, blush, iluminador ou também para “esfumar” a maquiagem do rosto, dando um acabamento mais fino.
Pincel Kabuki: é um pincel super denso e cheio de utilidades. Ele é muito bom para aplicar maquiagem mineral e qualquer tipo de pó compacto ou solto. Como possui grande quantidade de cerdas, ele dá mais cobertura com menos esforço e suaviza blush marcados.
Pincel de sombra: É o mais conhecido de todos, serve para passar a primeira camada de sombra por toda a pálpebra. Pode ser de espuma ou de cerdas achatadas e macias.
Pincel para esfumar: Tem cerdas em formato oval e pontas macias. Serve para deixar a sombra mais natural ou para misturar as cores.
Pincel Chanfrado: para delinear pálpebra inferior, sobrancelha e linha dos cílios, tem cerdas finas e duras, para criar um traçado reto.
Pincel delineador: Igual aos pincéis que acompanham os delineadores líquidos, com pontas bem finas.
Pincel para os lábios: O de cerdas bem finas e retas é ideal para contornar os lábios. O de cerdas um pouco maiores e mais grossas serve para espalhar o batom.
Pincel Leque: Projetado para remover o excesso de sombra que fica abaixo dos olhos e também para a aplicação de iluminadores, causando um efeito difuso e natural.
Pincel para rimel: Pode ser utilizado tanto para aplicação de máscara para os cílios, como para pentear a sobrancelha.
Pincel para sorancelha: O lado flexível, que é uma escovinha serve para pentear e moldar a sobrancelha. Também serve para cobrir falhas ou aplicar algum gel para manter os fios no lugar. O lado duro, que é um pequeno pente separa os cílios e remove o excesso de rímel que gruda vários cílios.
_____________________________________________________________________
Essa é a grande variedade de pincéis, espero que tenho esclarecido as dúvidas, mas se houver ainda, pergunte-me! Ah! se eu esqueci de algum, me avisem. haha